• Titulo: Verme!
  •  Autor: Jim Carbonera 
  •  Paginas: 192
  •  Editora: Boêmia Urbana  
Sinopse- Entre o fictício e o real, Rino Caldarola narra em primeira pessoa suas desventuras e desatinos em Porto Alegre, sua cidade natal. Inconformado pela escassez de inspiração e à procura de um lugar ao sol no cenário literário brasileiro, o protagonista é o reflexo das desilusões e dos anseios que atormentam uma sociedade cada vez mais conturbada e contraditario.
 Com uma narrativa insolente e exasperada, Rino constrói e defende seu espaço pessoal utilizando-se de ironia, arrogância e de um erotismo cru. Busca desvencilhar-se de sua mãe coruja e do seu bairro que outrora fora de classe média, mas agora se elitiza em nome do progresso. E, principalmente, luta para desembaraçar sua paradoxal maneira de pensar e ver o mundo.
 ...
  Ele fala sobre a vida de Rino, que já possui um livro, que não foi muito bem aceito pela sociedade, atualmente mora com seus pais e está escrevendo um novo livro; Daina é produtora de moda, ruiva e com estilo próprio, usa e abusa dos pin-up, também tem o Pedroca aquele amigo gay que todos tem... São uma variedade de personagens...
 Verme! Tem um vocabulário muito vulgar, mais com a leitura acabamos nos acostumando, mais se demonstra uma história realista, conta seu cotidiano, como a sociedade age hoje em dia, os conflitos em sua vida. Em vários momentos quis pegar o livro e joga-lo para longe, e em outros não parar de ler mais, confesso que enrolei por causa disso, ele não seria um livro tão bom como é se não fosse escrito assim. “ Tiro o meu chapéu” para o Jim, que realmente mostrou o que é ser um verme, sem nenhum filtro na língua e sim demonstrando a realidade brusca e em sua pureza de detalhes. Sem falar que Jim é um ótimo escritor.  

Obs: Em certa parte do livro , tem o fofo (Mendigo) ao qual gostei, não é por que é mendigo que não tem dignidade e querer,  eles são justos , nem todos são ruins, a um certo humor,  mais ele é consciente do que fala e faz! .

  "Muitas vezes fui taxado de enviesado e desagradável. As pessoas não são acostumadas a discórdia e querem nos obrigar a compactuar da mesma opinião que elas. Basta ter um julgamento diferente e pronto, você será considerado preconceituoso e estúpido.” 


“Quando levantei da cadeira, uma menina com Síndrome de Down me acenou. Era como se estivesse me dando tchau. Respondi com o mesmo sinal e um sorriso gostoso se desprendeu dos seus lábios. Naquele momento senti melancolia por reclamar tantas vezes na vida, enquanto outras pessoas se satisfazem apenas com um pouco de atenção ou um abano de mãos.”  

   Por : Kely Xavier.♥


Deixe um comentário