Titulo:O pequeno príncipe
   Escritor:Antoine De Saint-Exupéry
   Editora:Agir
   Paginas:
   Gênero: Literatura Juvenil

Escolhi esse livro ou fábula para resenhar por meio da indicação de um amigo,Ele narra as histórias de um piloto que desistiu de ser desenhista em sua infância, justamente porque os adultos não entendiam suas pequenas obras de artes.
Assim o autor relata as divergências entre adultos que perderam seus sonhos e esperanças e as crianças que vêem a vida sem fronteiras ou obstáculos.
Ele acaba sofrendo pane em seu avião e sozinho 

acabou tendo que passar a noite no deserto do Saara, sendo acordado na manhã seguinte por um menino pedindo-lhe que desenhasse um carneiro.
Isso mostra o simples pensamento de uma criança, a simplicidade pela qual é narrada a história, fez com que ‘O pequeno príncipe‘ marcasse a numeração de 134 milhões de livros vendidos em todo o mundo, sendo 8 milhões apenas no Brasil e traduzido para 220 línguas e dialetos. 
A vida simples do pequeno príncipe, que tinha a possibilidade de ver constantemente o pôr do sol, e seus cuidados contínuos com sua rosa formavam o seu ser. Ele, como todos nós, tem um pouquinho do que vivemos, do que vemos, do que aprendemos e das pessoas pelas quais convivemos.
  " Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo."

Tudo nesse livro te leva a pensar em sair da nossa redoma inquebrável para conhecer outros planetas, com suas culturas totalmente diferentes.
O Pequeno Príncipe nos tira dessa redoma e o nos leva para os outros planetas e conhecer sua diversidade. Ele acaba conhecendo personagens incríveis com suas formas diferentes e loucas de pensar, como o rei o homem de negócios, entre outros.

A doce e vaidosa rosa, que cativa o coração do pequeno príncipe e ensina a cada um, que ninguém vive sem amor, sem cuidados e carinho.
A complexidade de seus personagens e suas mensagens me faz pensar na forma que julgamos a todos e como julgar é errado, já que cada um tem seu próprio mundo, então, para mim um fator pode ser errado, mas para outro pode ser o certo a ser feito.
Eu mesma achava que não se tratava apenas de um livro infantil, pois julguei pela capa. Mas é um livro lindo, que nos faz a pensar de uma nova forma. 

Além de conhecer a rosa ele também conhece a raposa, creio ser uma importante personagem, que ensina ao pequeno príncipe o valor da amizade, juntamente com a palavra ‘cativar’.
” Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. ”

Gostaria da opinião de vocês pois devo dizer que podemos escolher quem queremos ser nesse mundo. Um astrônomo? geógrafo? acendedor de lampiões? homem de negócios? vaidoso? bêbado?um cogumelo? você é você e tudo o que viveu te representa, faz parte da sua história e mostra quem você realmente é, não deixe que os outros lhe tirem seus sonhos, que destruam seu coração, pois quem escolhemos somos nós e não quem está a nossa volta.

*Leia para seu filho, seu sobrinho, leia para uma criança para que desde cedo ela aprenda o que realmente importa.

"(...) Se tu vens, por exemplo , as quatro da tarde, desde as três começarei a ser feliz."

Curiosidades sobre o Autor 

Filho do conde e condessa de Foscolombe, Antoine de Saint-Exupéry foi escritor, ilustrador e piloto, iniciando sua carreira militar em 1921. Viajou pelo mundo, fazendo-o parecer menor, mas ao escrever, transformava-o em imensidão.
Em 1940, o francês partiu para Nova York, onde começou a desenhar para os editores, o menino cativante da, atualmente, famosa fábula.
A primeira edição do O Pequeno Príncipe foi em 1943, quando recebeu seus primeiros exemplares, pouco antes de seu embarque para a África do Sul, junto com as tropas americanas para lutar pela França. No dia 31 de Julho de 1944 não retornou da sua última missão.
Seus livros levam sempre mensagens de valores fundamentais, universais e ética, além de recuperar a criança que existe em nós, relembrando a inocência desse período.


Deixe um comentário